• Luana Barbosa

Maison Cailler: Um sonho realizado!

No último sábado, realizei o primeiro curso de chocolate aqui na Suíça, confesso que fiquei bem ansiosa e com medo de não dar conta do recado. Ao chegar na Maison Cailler, me senti dentro do filme “A Fantástica Fábrica de Chocolate”. O perfume de chocolate que aquele lugar exala, ainda na rua, é indescritível. Sem contar todo o cenário montado e as montanhas ao redor. Só faltou o sol para ficar perfeito, estava um dia chuvoso e cinzento.



Adentrei a loja, um sonho!!! Mas já estava quase na hora da aula e deixei para conhecê-la depois.

Entrei na cozinha, foi um misto de expectativa, realização, superação e felicidade. Mal podia acreditar que eu realmente estava na fábrica de chocolate mais antiga da Suíça, o país que produz os melhores chocolates do mundo, prestes a começar um curso de trufas. Para quem não sabe, somente em 2019, após 5 anos de trabalho duro com a Honore, eu realmente pude fazer cursos presenciais, por motivos financeiros - comuns em empresas que estão buscando seu lugar no mercado, e é inexplicável ter tido a chance de aprender também na Suíça.



Éramos 12 alunos, dos mais diversos lugares. A aula foi ministrada em francês, com os pontos principais traduzidos para inglês. O inglês não é muito falado por aqui, a Suíça possui quatro idiomas oficiais: alemão, francês, italiano e romanche. A Maison Cailler fica na “parte francesa” do país.

Sobre a produção dos doces, posso dizer que a teoria em nada muda, mas as técnicas... quanto aprendizado. São detalhes mínimos que fazem toda a diferença no resultado.

Cada aluno escolhia os ingredientes para fazer sua própria trufa. Procurei sabores que pudesse encontrar com facilidade no Brasil. Minha trufa foi de licor de Baileys com um toque de café, ficou uma delícia e já vai estar no catálogo 2020.



Depois da aula, fui fazer o tour guiado pela fábrica e conhecer um pouco mais da história do chocolate e do lugar, desde sua fundação até os dias de hoje. No final do tour, tem a degustação de todos os chocolates feitos pela Maison Cailler, uma perdição!

A loja é bem grande, com uma infinita variedade de chocolates, opções de souvenirs e também um café com espaço para sentar e saborear as delícias que têm por lá.

Foi uma experiência incrível, valeu cada segundo!

O próximo curso será na Lindt, mas antes disso irei à Paris no próximo final de semana e volto aqui para contar tudo!


Até lá!

35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Contato

WhatsApp: (011) 95806-6791

E-mail: honoredocesfinos@gmail.com

RECEBA NOSSAS NOVIDADES EM PRIMEIRA MÃO!